O protetor solar é uma das etapas mais importantes na rotina de autocuidado. Esse produto ajuda a proteger o rosto e o corpo da incidência dos raios solares e queimaduras, além de prevenir flacidez, rugas e vários tipos de câncer de pele. Para que você aumente a eficácia do seu produto, separamos alguns pontos que valem ficar de olho sobre como usar protetor solar corretamente.
Qual o FPS adequado de acordo com o tom de pele?
Quanto maior for o número do FPS, maior será a sua proteção. Essa escolha vai depender do nível de proteção que você deseja. Como a pele negra possui mais melanina, ela pode contar com um FPS menor, sendo a partir de FPS 15 indicado para o dia a dia e acima de 30 para os momentos em que há extrema exposição, como praia e piscina, segundo a sociedade brasileira de Dermatologia. Já para as peles mais claras, a o recomendado é um protetor solar a partir de FPS 30 para a rotina diária e maior que FPS 60 quando a exposição for maior.
Caso tenha dúvidas sobre qual o melhor FPS escolher, procure o dermatologista de sua confiança.
Protetor solar no rosto: 1 vez no dia é suficiente?
A resposta para essa pergunta é simples: depende da exposição solar. Se você trabalha em um escritório ou de home office, por exemplo, o protetor pode ser aplicado antes de começar a jornada de trabalho e na hora do almoço. Contudo, se você for passar o dia em contato direto com os raios solares, o ideal é reaplicar o produto de 2 em 2 horas ou após mergulhar na piscina ou mar.
O ideal é você passar uma camada de protetor solar em todo o rosto e pescoço com movimentos de dentro para fora e de maneira que cubra toda a pele exposta. E lembre-se: reaplique o produto para manter sua efetividade.
O protetor solar do corpo pode ser usado no rosto?
Usar o mesmo produto nas duas regiões não é indicado, já que a textura da pele do rosto e do corpo são diferentes e possuem necessidades distintas. O protetor solar facial, por exemplo, tem textura mais leve e não deixa que a pele fique embranquiçada, sem falar quer você pode optar por um protetor solar antissinais ou que controle a oleosidade.
Qual a quantidade certa de protetor solar para o rosto e corpo?
O protetor deve ser usado em todas as áreas expostas aos raios solares e a sua quantidade deve ser a suficiente para cobrir todo o rosto ou as áreas do corpo que você quiser. A quantidade correta é aquela que garante boa cobertura de toda a pele de maneira uniforme, então não poupe na hora da aplicação!
O protetor deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol, lembrando que ele deve ser aplicado mesmo em dias nublados e dentro de casa.
Como reaplicar o protetor solar com maquiagem?
Chegou a hora de reaplicar o protetor, mas a sua make já está pronta e você não quer ter que refazer? A melhor forma de realizar esse processo é passando o produto com batidinhas ao longo do rosto. Mas não deixe de reaplicar para garantir a proteção necessária, tá bom? Principalmente se você estiver em grande exposição solar, como na praia ou piscina.
Lembre-se que a maquiagem você pode refazer, mas os danos causados na pele como manchas, envelhecimento precoce e doenças de pele podem ser difíceis de tratar.
Onde entra o protetor solar facial na rotina de skincare?
Essa é uma dúvida bastante comum. A forma mais simples de entender o passo a passo da skincare é seguir uma regrinha: comece da textura mais leve para a mais pesada e finaliza sempre com o protetor solar conferindo a proteção final para a pele. Você pode, por exemplo, aplicar seu sérum de vitamina C seguido do hidratante facial da sua preferência, e por fim, o protetor solar facial.
But wanna remark on few general things, The website design and style is perfect, the content is very fantastic :D.